Procurando dentro do blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Wattpad

Oi, pessoal,

hoje vim partilhar com vocês minha última descoberta desse mundo digital: o Wattpad. Confesso que me senti até um pouco traída pelo meu alunado que já sabia o que era e nunca me informou que existia um negócio desses. Trata-se de um aplicativo inventado por um canadense (ninguém esperava que os americanos inventassem algo que favorecesse a leitura) onde milhares de escritores do mundo inteiro partilham suas obras de maneira gratuita.

Tenho procurado, desde que resolvi me jogar nessa vida de escrever, uma plataforma que me aproximasse do público. Nesse mundo de facilidades digitais, eu achava incrível como era complicado acessar esse público leitor. E olha que eu já tinha plena consciência de que ele existia. Porque, com tanto youtuber fazendo sucesso por aí, dá na gente uma desconfiança de que essa geração não lê. Isso é uma falácia. Os inúmeros livros lançados anualmente para o público jovem desdizem essa hipótese. A questão é mais sobre onde encontrá-los do que sobre se existem ou não.

O fato é que, dentre todas as redes sociais, existe uma para escritores e leitores. Oremos. E essa rede é o wattpad (existem outras também). Lá, as pessoas podem deixar suas obras, completas ou apenas capítulos para degustação e outras pessoas leem, votam e comentam, uma interação direta com o autor.

São mais de 40 milhões de usuário em todo o planeta. Cerca de 800 mil brasileiros. Na sua grande maioria, adolescentes. Uma vez que o livro sem ser de papel ainda é tabu por aqui, é natural que sejam os mais novos a experimentar uma plataforma diferente. Então, pode-se concluir que o Wattpad já é um sucesso.

Desde semana passada, coloquei capítulos do meu primeiro livro lá. Até o momento, são 170 visualizações em sete capítulos. Muito mais gente do que consegui mostrar nesses anos que venho batalhando divulgação. Estou encantada com a possibilidade de conquistar leitores do Brasil inteiro. E quem sabe até chamar a atenção de alguma editora e conseguir publicá-lo em livro físico.

A publicação de sucesso do Wattpad, aliás, é uma constante. Obras com milhões de visualizações ganham suas versões impressas. Afinal, a publicação é um negócio e a plataforma demonstra para a editora a parte mais complicada dessa relação de consumo, um livro com grande aceitação por parte do público significa que tem gente interessada e que ele venderá nas livrarias.

Estou adorando a experiência e aconselho demais. Tudo que você precisa fazer é baixar o aplicativo no seu celular, ou acessar o site do wattpad pelo computador mesmo, usando inclusive os dados do facebook. É rápido e fácil. Você logo começa a ler. Aí é só fuçar as centenas de obras dividias pelos assuntos até encontrar algo que lhe agrade. 

Entretanto, sinto-me no dever de avisar que o wattpad é uma plataforma democrática. Nessa palavra democrática, encaixamos escritores iniciantes. Muitos deles tão adolescentes quanto os seus leitores. Em historinhas muitas vezes sem nexo ou que são apenas cópias de livros que eles gostaram com outros nomes. Não imagine que vai encontrar um Jorge Amado ou um Graciliano. Estou falando de livro adolescente de livraria. 

E mesmo nesse gênero, é difícil encontrar algo interessante, tanto do ponto de vista estrutural, ou seja, histórias com coerência do início ao fim (coisa bem complicada para a mente imediatista adolescente) quanto da parte gramatical. Vai por mim, minha alma de linguista compreende completamente as confusões entre fala e escrita, mas meu cérebro de leitora já gera um preconceito logo de cara quando a historinha começa, bem na sinopse, com um "concerteza você vai se emocionar".

Desde que comecei na semana passada, já li uns três livros e iniciei muitos outros os quais não tive estômago para continuar. Procuro indicações no google e, às vezes, arrisco uma recomendação que o próprio programa faz, baseado no que você já leu. O número de porcaria é grande. Mas encontrei pessoas que realmente escrevem bem. Criativas e lúcidas. 

Minha primeira indicação do wattpad para vocês é Eu, Cupido de uma menina chamada JuliaBT. Uma historinha sem pretensões, como ela mesma define, mas muito divertida. É sobre uma garota que por um acaso do destino acaba quebrando a mão de um cupido e, por conta disso, precisa tomar o lugar dele por um mês. Envolvente e bem escrito. Experimenta.

Além disso, caso você escolha adentrar nesse universo do Wattpad, por favor, me encontra por lá. E vai ler Do Seu Lado. Vou deixar o link aqui.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário