Procurando dentro do blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Cocô no Trono

Aqui em casa estamos no delicado momento do desfralde. É muita pressão por parte da sociedade para que as crianças sejam iguais e façam tudo do mesmo jeito e ao mesmo tempo. Bem, eu sou do time que acredita que ninguém, em seu pleno estado de saúde, chegará aos vinte e dois anos usando fraldas (para exagerar). Então, podemos sim esperar pelo tempo da criança.

Bia reage medianamente bem ao processo como um todo. Embora ainda apresente dificuldades para abandonar o que está fazendo para ir ao banheiro, o que gera certa resistência. Entretanto, na escola, dizem as professoras que já se sente bem à vontade. Bom... Estamos caminhando. E, quando ela conseguir, trarei um post mais específico sobre isso.

No momento, indico um dos livros que estamos usando por aqui: Cocô no Trono de Benoit Charlat, lançada no Brasil pela Companhia das Letras. Trata-se da história de um pintinho curioso a respeito do trono. Ele tem certo medo da privada e a forma que encontra de superar esse medo é observar o cocô dos animais que já sabem ir ao banheiro sozinhos. O pintinho se diverte com as personalidades dos animais e com os diferentes tipos de cocô.

O livro tem ilustrações coloridas e um texto divertido, próprio para familiarizar a criança com o ambiente e a rotina do banheiro. Ao final, uma surpresa, o pintinho, é claro, aceita o desafio de usar o trono e a criança pode apertar um botão e ouvir o barulhinho da descarga.

Indico demais. A Bia escuta a história com atenção. É um assunto que vem interessando a ela. Acho que qualquer ferramenta que facilite a vida dos pais é válida. Cocô no Trono é uma forma de aproximar a criança da sua nova realidade. Além disso, a meninada percebe que não é o único a enfrentar o medo do trono. E é bom encontrar alguém em quem se inspirar e ter afinidade. 

Então, se você tem uma criança nesse processo de desfralde, é uma bela dica de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário